2020/06/27

Depixelizer transforma rostos pixelizados em rostos reais


Ao estilo do "enhance" que tantas vezes vemos abusado nas séries de TV, temos agora uma ferramenta que promete transformar rostos pixelizados em rostos reais.

O Face Depixelizer faz aquilo que muitas pessoas poderão já ter imaginado fazer. Tendo apenas uma imagem de um rosto que foi pixelizado - ou com resolução bastante reduzida - tentar recriar o rosto que lhe terá dado origem. Para isso, alimenta-se o sistema de machine learning com exemplos, e torna-se possível "despixelizar" um rosto.


Antes de mais, por muito curioso e interessante que o projecto seja, há que deixar bem claro que este sistema não oferece qualquer garantia de que o rosto gerado tenha qualquer semelhança efectiva com o rosto real. O sistema limita-se a criar um rosto que, se fosse pixelizado, resultaria naquela imagem de baixa resolução; mas haveria milhões de outros rostos possíveis, sendo de que todos eles, apenas um será mesmo o real.

Aliás, basta testar a ferramenta com alguns rostos bem conhecidos para que isso seja imediatamente demonstrado:

[Barack Obama]
[Leonardo DiCaprio]


E não demorou para que algumas pessoas começassem a atirar rostos pixelizados de jogos clássicos como o Wolfenstein e Doom, para ver como seria os protagonistas. :)



Este Face Depixelizer pode ser experimentado por qualquer pessoa no seu browser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)