2020/06/01

Descript facilita edição de podcasts via edição de texto


Depois do Soundtrap, também o Descript Podcast Studio adopta um editor interactivo que faz as alterações como se se tratasse de um documento de texto.

Editar áudio não é simples, e muito menos quando se trata de editar um podcast com centenas ou milhares de frases, e em que muitas das quais poderá ser necessário dar um "arranjo". Em vez de andar a cortar, adicionar, e regravar centenas de secções, que tal se tudo pudesse ser feito como se se estivesse a escrever ou corrigir um documento de texto?

É isso mesmo que faz este Descript. Para além das ferramentas habituais de edição de áudio, pode fazer a transcrição (serviço pago) ou importar uma transcrição já feita, e associar as palavras aos ficheiros de som. E a partir daí dá-se a "magia", ao permitir editar o ficheiro áudio através da edição do texto. Remover a gravação de uma frase resume-se a eliminá-la do texto - e até é possível recriar novo texto falado através de síntese de voz bastante realista (mas apenas com a voz do respectivo autor).

Se a parte da transcrição ficar fora do orçamento, podem sempre criar uma gratuitamente usando o reconhecimento de voz do Google Assistant, que é bastante eficaz, e depois importarem-na no Descript. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)