2020/06/01

Avião eléctrico de passageiros eCaravan voa pela primeira vez


Para além do marco histórico da SpaceX ao enviar astronautas para o espaço, mais perto do solo acontecia outra revolução: o primeiro voo do maior avião eléctrico de passageiros até à data.

A revolução eléctrica está a chegar aos aviões, e este eCaravan é mais uma confirmação disso. Trata-se de um Cessna 208B Grand Caravan, convertido para utilizar um motor eléctrico Magni500 da Magnix com cerca de 750 cv. Na sua configuração original este avião é capaz de transportar até 14 passageiros, mas devido ao peso das baterias, esta versão eléctrica vê esse número ser reduzido para 4 ou 5 passageiros - mas ainda assim permitindo fazer voos de até 160 km (mantendo as reservas de segurança).

Até ao lançamento oficial previsto para o próximo ano, esperam conseguir duplicar o número de passageiros possível, usando novas gerações de baterias.

Sem gastar combustível e com muito menos peças móveis (que dispensam as frequentes e dispendiosas inspecções e revisões), os aviões eléctricos rapidamente se tornarão numa proposta irresistível para os transportes aéreos, especialmente para os trajectos mais curtos.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]