2020/06/30

Google Photos desactiva backups de fotos do Facebook, WhatsApp e outras apps


Numa nova medida que seguramente não irá agradar aos utilizadores, o Google Photos decidiu desligar o backups das fotos de outras apps, incluindo o Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, e outras.

Poderia pensar-se que, por esta altura, a Google já tivesse aprendido a ter bastante cuidado ao tomar a liberdade de alterar definições já seleccionadas pelos utilizadores. Mas, com uma desculpa já bastante fora de tempo do Covid-19, o Google Photos diz que quer poupar tráfego da internet e desactivou o backup das fotos de uma série de apps externas.

A Google diz que a medida afecta apenas as apps de mensagens, que tradicionalmente serão aquelas com maior actividade de partilha de fotos, e onde se incluem apps como: Facebook, Helo, Instagram, LINE, Messages, Messenger, Snapchat, Twitter, Viber, e WhatsApp - sendo que não se percebe muito bem como é que o Instagram fica integrado nessa lista.

A única parte positiva é que os utilizadores serão notificados desta alteração potencialmente indesejada, e poderão voltar a reactivar os backups das pastas de imagens destas apps, para que tudo permaneça na mesma.

... Acho muito suspeito a Google ter decidido fazer este corte com a desculpa do Covid-19, numa altura em que até os serviços de streaming já estão a abandonar as restrições com qualidade reduzida. Espero que não seja sinal de que a Google considera que já tem fotos suficientes para treinar os seus sistemas de A.I. e esteja a começar a ficar incomodada com o espaço ocupado pelas mesmas, e esteja prestes a fazer desaparecer a modalidade gratuita do Google Photos.

8 comentários:

  1. Fazer desaparecer a modalidade gratuita? Seria uma decisão muito estúpida... Mas não me surpreenderia

    ResponderEliminar
  2. HD1:Backup. HD2: Backup do HD1. HD3: Backup do HD2.
    Não custa nada.
    Por mim, no doomsday das clouds, bebo uma cerveja, descansadamente.
    Agradeço a insistência do Carlos... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também não me aquece nem me arrefece.
      Migrei tudo o que tinha na could para Nextcloud há uns meses. A cada dia que passa só penso porque não o fiz antes.

      Eliminar
    2. Como se faz ? Obrigado

      Eliminar
    3. Como se faz o quê? A migração? Existem tools que fazem isso, mas não sei se são compatíveis com o NextCloud (provavelmente existirá até um plugin para isso). Na altura não usei porque como tinha os ficheiros todos sincronizados localmente apenas fiz uma sync por lan que se tornou muito mais rápido.

      Se a tua questão é sobre o equipamento e software, bem, convém que tenhas pelo menos um RaspberryPI com USB 3.0 e dois discos externos. Com isto colocas tudo a funcionar em 10 minutos :)

      Eliminar
  3. A cavalo dado não se olha o dente. Querem muitas opções? Pagai!

    ResponderEliminar
  4. Onedrive, 6 terabytes, 10€ por mês, a mim não me apanham desprevenido 🤟

    ResponderEliminar