2020/06/15

Google volta a insistir em esconder o URL no Chrome 85


Apesar de toda a contestação anterior, a Google parece não abdicar das suas intenções de alterar um dos elementos fundamentais no acesso à web, escondendo parte do URL na versão de desenvolvimento do Chrome 85.

O URL é o endereço que nos leva até às páginas que desejamos visitar na web, mas no Chrome 85 a Google volta a intrometer-se nisso, passando a esconder parte do endereço na omnibox por forma a mostrar apenas a parte do domínio principal.

Ou seja, ao visitarem esta página no Chrome 85 (por agora na versão Canary), em vez de verem o endereço:
abertoatedemadrugada.com/2020/06/google-volta-insistir-em-esconder-o-url.html
verão apenas:
abertoatedemadrugada.com

A Google está a testar algumas variantes disto com várias opções, sendo que nalguns casos pode mostrar o endereço completo assim que se passar o ponteiro do rato sobre o endereço; e noutros casos manter o endereço completo e só o escondendo a partir do momento em que interagimos com a página.

A suposta explicação para estas alterações é que se tornará mais simples identificar sites maliciosos ao mostrar apenas o domínio principal; mas já foi demonstrado no passado como é muito mais prejudicial esconder o endereço URL completo - sendo que que isso não evita que continuem a ser feitos ataques que tentem enganar os utilizadores com domínios "falsificados".

Veremos se, até ao momento em que o Chrome 85 estiver pronto para ser lançado para o público, a Google vai reconsiderar estas opções.

4 comentários:

  1. É algo que ja acontece no android

    ResponderEliminar
  2. E que tal por a BOLD o endereço principal e o resto em pequeno?

    ResponderEliminar
  3. Isto já acontece há bastante tempo em vários navegadores (ligação para o Firefox 6), mas por outro motivo: aumentar a proteção em ataques de 'phishing'.

    https://support.mozilla.org/en-US/questions/863443

    ResponderEliminar