2020/06/12

La Liga recomeça futebol com "público" digital nas bancadas


O recomeço das competições de futebol em Espanha, sem adeptos nos estádios, levou a Liga Espanhola (La Liga) a recorrer a ajuda digital para preencher as bancadas.

Os futebolistas que joguem em Espanha vão passar a apreciar um pouco mais o trabalho dos actores que fazem os filmes em frente aos ecrãs verdes que só são preenchidos posteriormente através dos efeitos digitais. É que, embora joguem em estádios vazios, sem o chamado "calor humano" dos adeptos, quem vir os jogos em casa irá ver as bancadas cheias e tradicional barulho dos adeptos... que na realidade não estão lá.

Durante as transmissões televisivas as bancadas estarão preenchidas por público digital; não em versão CGI hiper-detalhada com milhares de pessoas 3D digitais, mas sim através de simples texturas "desfocadas" que permitem cumprir o efeito de ter pessoas nas bancadas sem que seja necessário gastar demasiados recursos.

Ora, com bancadas preenchidas digitalmente, e publicidade vídeo também inserida digitalmente nos campos, torna-se inevitável começar a pensar se, daqui por mais algum tempo, também os próprios jogadores poderão existir apenas em versão digital, controlada por um sistema de A.I. que tenha em consideração os atributos físicos de cada um, sem esquecer toda uma pseudo-vida digital simulada, ao estilo SIMS. (E se os clubes de futebol perceberem o quanto podem poupar com isso, evitando os contratos milionários de contratação dos craques, se calhar não é uma ideia tão disparatada quanto possa parecer à primeira vista... :)

3 comentários:

  1. WTH? Mas, se pensares um pouco, em certa medida isso já existe. Chama-se eSports

    ResponderEliminar
  2. Perdeu-se uma boa oportunidade de acabar com o futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos com aquele que é denominado de "profissional".
      Faz tanta falta como a peste.

      Eliminar