2020/06/05

Maioria dos adeptos de futebol recorrem a pirataria para ver os jogos


Confirmando que na origem da pirataria está uma falta de oferta dos serviços legais, um estudo revela que a maioria dos adeptos de futebol se sente obrigada a recorrer à pirataria frequentemente.

Um inquérito da Synamedia indica que 51% dos fãs do futebol recorre à pirataria pelo menos uma vez por mês, sendo que apenas 16% dizem nunca recorrer a essas formas alternativas para verem os jogos. Tão ou mais relevante é que um terço diz fazê-lo apenas porque não têm acesso aos jogos que querem ver usando formas legais; e mais expressivo é que 89% deles já subscreve canais pagos de TV, o que deita por terra a ideia de que estas pessoas só estão interessadas em "não pagar" (aliás, muitos destes serviços piratas são a pagar).



Fica também reforçada a ideia de que os utilizadores que recorrem à pirataria são daqueles que mais ávidos são por este desporto e que nele acabam por investir - tal como outros estudos que revelam que utilizadores que descarregam mais música ou filmes, são também dos que mais pagam por serviços de música ou vão ao cinema com mais regularidade.

Seria interessante que os respectivos serviços olhassem para estes dados e percebessem que, em vez de se limitarem a perseguir os serviços piratas ou quem os utiliza, seria bastante mais produtivo que analisassem porque motivo estes serviços proliferam (especialmente tendo em conta que muitos dos serviços pirata de futebol são pagos), e considerassem oferecer alternativas legais que vão ao encontro daquilo que estes adeptos procuram. Seria bastante mais eficiente e produtivo.

4 comentários:

  1. Pay per view era o objetivo. 1 euro por jogo. Creio que lhes compensava fortemente. Eu preferia ver em casa que ate me saia mais barato que ir ao cafe. mas so quero ver os jogos que me interessam. nao quero uma subscricao mensal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem que fosse até 3 euros por jogo (dependendo do jogo que se tratasse).

      Com PPV eu se calhar por semana acabava por subscrever um ou dois jogos. E se calhar ao final do mês acabava por ter gasto uns 10 euros ou mais, assim nem um cêntimo meu vêem.

      Outra coisa, que me faz muita confusão é a quantidade de publicidade passada nas sporttvs em portugal. Os canais custam quase 30€ quase que não deveriam ter publicidade.

      Eliminar
    2. mas garanto-lhe que se fosse a 1 euro por jogo teriam 10x mais clientes do que a 3 euros por jogo.

      Eliminar
  2. Numa outra perspectiva, basta ver pelo software, que ao baixarem os preços houve muita mais adesão. para que piratear um win10 se posso ter a um preço muito reduzido...
    Acho que é sempre uma mais valia... Jogos de futebol, filmes e etc...
    Por exemplo quando vamos ao cinema ver um filme pagamos para o ver, porque não temos direito a ter o filme?...

    ResponderEliminar