2020/06/06

Painéis solares móveis de dupla-face maximizam a eficiência energética


Um estudo sobre a eficiência dos painéis solares aponta para que a melhor solução em termos de aproveitamento da energia solar, seja combinar os painéis de dupla-face com sistema móvel de seguimento solar.

A eficiência dos painéis solares em termos de conversão da energia do sol anda próximo dos 22%, mas há tecnologias que tentam maximizar esses valores, como os painéis solares de dupla face, que também conseguem aproveitar a energia solar reflectida pelo solo ou outras superfícies, e os sistemas motorizados que mantêm os painéis na orientação mais adequada para aproveitar a luz do sol ao longo do dia (e do ano). O que este estudo refere é que o melhor será combinar ambas as tecnologias.

Segundo os resultados encontrados, a utilização de painéis solares móveis de dupla-face permite gerar 35% mais energia que painéis solares estáticos, e sendo 16% mais eficientes em termos de custos; mesmo tendo em conta a variabilidade das condições atmosféricas.

Obviamente que nem toda a gente tem condições para instalar este tipo de painéis, mas para centrais solares onde os critérios fundamentais são a máxima eficiência em termos de geração de energia por custo e por área ocupada, a opção por este tipo de painéis parece ter ficado validada - e potencialmente maximizada caso sejam locais que possam contar com pavimento pintado de branco que permita maximizar a luz reflectida para a parte inferior dos painéis.


... Mas por agora, acho que terei que me contentar com aplicar painéis solares estáticos no telhado. :)

4 comentários:

  1. Fiz a automatização de varios parque fotovoltaicos com capacidades superiores a 10MW e a conclusão que tirei incluindo os clientes, fica mais barato instalar ainda mais painéis estáticos que a infraesturutas móveis para suportar os painéis porque ao fim de 5 a 10 anos a parte hidráulica começam a dar muitos problemas de manutenção e custos extras elevados ( que podem ser substituídos por mais painéis estáticos extras).
    E a nível de limpeza do pó na superfície dos painéis sendo estáticos da para implementar robôs de limpeza automática.

    ResponderEliminar
  2. Gostava que o lidl trouxesse um painel solar pequeno so para levar para o campismo. que fosse o suficiente para alimentar um par de smartphones e talvez uma bateria incluida para se usar essa energia durante a noite para lampadas, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se lida com compras online, mas pode comprar umas powerbanks solares na Amazon. E como há na Amazon poderá haver em outros lugares também. As que vi têm 20 mil mah, por isso são uma boa opção, seja para campismo ou para a praia no verão...

      Eliminar