2020/06/08

Reino Unido considera incentivo para trocar de carros por eléctricos


Também o Reino Unido se prepara para aplicar medidas de estímulo à economia na complicada fase pós-Covid-19 (e pós-Brexit), oferecendo até £6000 a quem trocar o seu automóvel poluente por um automóvel eléctrico.

Não chegando aos incentivos alemães, que recentemente foram reforçados para 9000 euros(!) na compra de automóveis eléctricos de até 30 mil euros, a oferta de £6000 (cerca de 6700 euros) pela troca de automóveis a gasolina / gasóleo por um automóvel eléctrico não deixará de ser também apelativa.

Ter em conta que o Tesla Model 3 tem sido o modelo mais vendido no Reino Unido há dois meses consecutivos (e isto na tabela de todos os carros e não apenas os eléctricos) demonstrando bem que o apetite pelos carros eléctricos é bem real, e qualquer incentivo apenas o virá reforçar.

Vamos ver se existem mais países europeus a adoptar medidas idênticas como forma de combinar o incentivo à retoma económica com a redução da poluição. Ainda mais, tendo em conta os dias limpos que se viveram durante o período de confinamento, com as cidades a terem ficado livres de muito do tráfego automóvel que se considerava "normal".

E ainda mais importante que o incentivo à compra de automóveis particulares, seria um reforço nos transportes públicos também livres de emissões poluentes - a par da aposta no tele-trabalho, que é uma das formas mais simples e eficazes para evitar deslocações desnecessárias.

2 comentários:

  1. Sou adepto máximo dos carros elétricos.
    No entanto, infelizmente esse resultado do Model 3 apenas aconteceu porque foi possível entregar os carros "online", enquanto que as restantes marcas encerraram os concessionários causando quebras de 90%.
    Vamos ver se estes incentivos realmente ajudem a eletrificar a frota automóvel na Europa.

    ResponderEliminar
  2. Para onde é que acham que vão os carros usados a combustão da Alemanha? Não tarda deve baixar o ISV dos importados.

    ResponderEliminar