2020/06/03

Uber Connect faz entrega de encomendas entre consumidores


Adaptando-se à nova realidade pós-Covid-19, a Uber lança em Portugal o serviço Uber Connect, que permite fazer a entrega de items e embalagens.

Muitos utilizadores de Uber já teriam pensado em como seria prático por vezes poder usar-se um Uber para entregar algo, mas sendo algo que o serviço não permitia por exigir que fosse sempre transportada uma pessoa. Pois agora, com o Uber Connect isso passa a ser possível.

O Uber Connect permite enviar items e embalagens, ao estilo de um serviço de estafetas, e onde nem sequer é necessário contacto físico com o condutor, pois quem envia coloca a embalagem a enviar na mala, e quem a recebe só tem que a tirar da mala quando o veículo chegar ao destino. Simples, prático e eficaz.

Como funciona:

  1. Embale os itens numa caixa ou saco selado de forma a proteger os conteúdos de forma adequada, limpando as superfícies com desinfectante.

  2. Indique a morada de destino da encomenda e seleccione a opção Connect na aplicação Uber. Concorde com os termos e condições, confirme que a sua encomenda não contém itens proibidos e efectue o pedido ao carregar “Escolher Connect”.

  3. Responda à mensagem que vai receber na aplicação com o nome do receptor da encomenda e com algum pedido especial que queira fazer ao motorista da entrega.

  4. Encontre-se com o motorista e coloque a embalagem na mala do veículo.

  5. Partilhe a viagem com quem vai receber a encomenda, para que este consiga ver quando é que o motorista vai chegar e onde se vai encontrar com ele para retirar o artigo da mala do veículo.

O Uber Connect fica disponível como serviço adicional na app da Uber a partir de hoje nas zonas de Lisboa, Porto, Braga, Algarve, Coimbra, Aveiro, Évora e Funchal.

11 comentários:

  1. Um pormenor que faz toda a diferença, esta ideia foi elaborada cá, por portugueses, e já está em testes desde o inicio do ano, e esta mesma ideia, vai ser exportada para o resto do mundo Uber, para compensar os motoristas que ficaram com pouco trabalho. Acho que de importante salientar esta informação, pois já existe um artigo sobre este assunto, com os devidos creditos para a equipa portuguesa da Uber que desenhou e criou este projecto, aproveitando as muitas viaturas Uber em transito, muitas vezes vazias, assim, podem não transportar pessoas, mas transportam encomendas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/6/20 11:48

      Aqui no Brasil existe este mesmo serviço chamado Uber Flash. Legal saber que está disponível para PT

      Eliminar
    2. Quem gosta disso são os traficantes de drogas

      Eliminar
  2. Nunca utilizei, mas calculo que funciona de forma idêntica a uma empresa portuguesa chamada Youship. https://www.you-ship.com/pt/

    ResponderEliminar
  3. Exatamente Rcarmo funciona como a youship

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os valores da uber são mais baixos do que os valores da youship.
      O que as aplicações fazem é simplesmente ganharem em cima do transportador. Querem um serviço de qualidade?existem imensas empresas de estafetas e transporte.

      Eliminar
  4. e os preços dessa viagem? vai aproveitar uma viagem que o uber iria fazer para esse local, ou pagar-se-a o valor da viagem como se fosse uma viagem Uber? se assim for, deixa de compensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouca coisa compensa hoje em dia para quem trabalha com os serviços de plataformas,tarifas ridículas que obrigam as pessoas a fazer km sem conta para ganhar uns tostões,acabam por arruinar um veículo em 2 anos e nem ganharam para o pagar.
      Não há milagres,a esses preços alguém acaba por ficar a perder,e são sempre os mesmos,são os parceiros/motoristas.
      As plataformas cada vez pagam menos,do pouco que pagam ainda se enganam mas sempre para o lado deles.Nao teem qualquer critério na escolha de motoristas,vale tudo,pessoas que mal sabem conduzir,outros nem falam português,mas conseguem todos ser motoristas.
      Facilitaram a entrada a milhares para depois conseguirem jogar com as pessoas,a necessidade de fazer dinheiro leva as pessoas a aceitar de tudo,como levar horas infinitas no carro pq não consegue ganhar suficiente,ter que aceitar viagens de todo tipo onde muitas das vezes as recolhas são de 7km e mais para depois fazer viagens de 2eur,ou fazer quase 50km para ganhar 25eur,quando um táxi na mesma viagem cobra uns 75eur.As despesas são as mesmas para todos,os taxistas ainda teem a vantagem de comprar os carros com grandes descontos,o que os TVDE não teem.As plataformas usam esta procura parva por parte das pessoas para as fazer trabalhar por preços criminosos,muitos mudam para tvde não é por terem qualificações para serem motoristas,mas sim pq preferem tar sentados num carro do que fazer outro tipo de trabalho onde teem que fazer algum esforço físico,depois ainda ha outro tipo de motorista,sao os reformados,muitos quase nem conseguem sair do carro e mal veem a estrada mas para tvde vale tudo.Essas são as qualificações que muitos motoristas das plataformas teem.
      Outros como teem registo criminal e não são aceites,alugam contas a outros motoristas em troca de uma percentagem,há de tudo neste sector.
      Muitos parceiros/motoristas de qualidade que andam aí são obrigados a largar o sector pq não estão para se sujeitar mais a essa escravidão,motoristas qualificados que falam línguas que teem formação adequada de atendimento ao público são cada vez menos,agora vão ficando aqueles que se sujeitam a trabalhar a qualquer preço,até continuam por muito menos,as plataformas podem reduzir as tarifas ainda mais.Muitos desses que continuam,continuam pq não pagam seguros,fazem um print novo do seguro no Photoshop e tá bom,só são apanhados se tiverem acidente,e ainda há mais jogadas por aí que eu não sei.
      Como veem não existe barato e bom em lado nenhum
      A culpa disto é das plataformas,a percentagem delas nunca baixa,baixa é a margem de lucro dos parceiros,que já não é nenhuma,para conseguirem ganhar algum teem que poupar noutras coisas como seguros e outras coisas

      Eliminar
  5. Enquanto tiver pessoas para fazer, terá pessoas para explorar. Sempre foi assim e nunca mudará. No Brasil 4 anos sem algum reajuste sabendo que o combustível não está a congelar. Vamos que vamos!

    ResponderEliminar
  6. O problema são os baixos preços que praticam, fazendo uma concorrência desleal com as empresas de estafetas.
    Já deram cabo dos táxis, das empresas de entrega de comida ao domicilio e agora das empresas de estafetas.
    Se eu enviar um electrónico e a policia mandar parar quero ver como vão fazer sem guia de transporte...

    ResponderEliminar