2020/06/03

Google retira "Remove China Apps" da Play Store


Depois da censura de comentários anti-china no YouTube, a Google retirou da Play Store uma app indiana que removia apps chinesas dos smartphones.

Resultante numa escalada de tensão entre a China e a Índia devido a uma disputa fronteiriça nos Himalaias, tem aumentado na Índia o sentimento "anti-China", que tem feito com que várias individualidades abandonem a utilização de apps com origem na China, e promovido o uso da app "Remove China Apps" que, como o nome indica, se encarrega de fazer a limpeza / remoção de todas as apps chinesas dos smartphones.

Só que, apesar da Play Store nem sequer estar disponível na China, a Google voltou a intrometer-se no assunto, removendo a app de remoção de apps chinesas da Play Store. A justificação é a de que a app, já descarregada mais de 5 milhões de vezes, não pode fazer alterações no dispositivo do utilizador sem autorização. Justificação muito pouco convincente, já que quem instala esta app terá por objectivo que ela limpe o seu smartphone de apps chinesas, e precisa de dar as devidas permissões e aceitar o seu funcionamento.

Uma vez mais, fica no ar a questão sobre a Google estará a tentar agradar ao governo Chinês com a esperança de que este permita a sua entrada no muito apetecível e lucrativo território; mas sendo algo que nesta fase parece ter muito baixas probabilidades de acontecer, e que seguramente não deverá acontecer antes que a situação entre os EUA e Huawei (e outras empresas chinesas na lista negra) esteja resolvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)