2020/06/02

Venda de smartphones cai 20% - Huawei mais penalizada com 27%


O primeiro trimestre de 2020 está a ser um desastre para os fabricantes de smartphones, com quebra de 20% nas vendas e onde o fabricante mais penalizado é a Huawei, com menos 27% e a excepção à regra é a Xiaomi, que conseguiu manter-se em terreno positivo.

O efeito do Covid-19 não se tem feito sentir apenas nos hospitais e número de mortos por todo o mundo. As suas consequências espalham-se como um tsunami por todos os demais sectores, e os smartphones não são excepção. Segundo as estatísticas da Gartner assistimos a uma redução de 20% nas vendas no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado.


Todos os vendedores de topo foram afectados com quebras superiores a 20%, com apenas uma excepção (a Xiaomi, que conseguiu crescer 1.4%) e outra empresa que ficou um pouco menos mal (a Apple, que só teve uma quebra de 8.2%). Tudo o resto foi desastroso: Samsung com quebra de 22.7%, Huawei com 27.3%, e Oppo com 19%.

Tal como tínhamos referido num artigo passado, o impacto nas vendas do Covid-19 até vem em boa altura para a Huawei, já que assim pode atirar a culpa da redução nas vendas para esta crise em vez de ter que lidar com o facto disso poder ter sido causado / agravado pela falta de apps da Google nos seus novos smartphones.

Vai ser interessante ver que tácticas os fabricantes vão utilizar para revitalizar as vendas: se através de novos modelos que sejam suficientemente apaixonantes para atraírem os consumidores neste período de incerteza económica global; se através de um reajuste dos preços para patamares mais realistas. Mas infelizmente, parece-me que nenhum deles esteja disposto a baixar os preços, pelo menos até que as coisas fiquem tão graves que já não haja qualquer outra opção.

5 comentários:

  1. Eu esperava uma queda dos preços para comprar, mas nem isso tenho visto. O A71 podia baixar um bocado na vodafone e pedir menos pontos viva.

    ResponderEliminar
  2. Alguem sabe se há algum telemovel de jeito, do tamanho do iphone SE, mas sendo android? Não queria andar com uma telha no bolso.

    ResponderEliminar