2020/07/06

Análise aos auriculares Aukey EP-T20


A Aukey tem um alargado conjunto de opções de auriculares, como é caso dos EP-T21 que recentemente tivemos a oportunidade de analisar. Chega agora a vez dos EP-T20, auriculares que representam uma evolução face ao modelo anteriormente analisado, tanto em design como na caixa de transporte.


Unboxing



No segmento low-cost, a Aukey tem apostado em caixas produzidas com material reciclado, revelando uma preocupação com o meio ambiente, algo que naturalmente se saúda.


Dentro da caixa encontramos o habitual conjunto de acessórios, bem acondicionados e protegidos. A acompanhar os auriculares, a caixa de transporte, cabo USB, três pares de borrachas suplentes (S, M e L), a documentação de referência e o icónico cartão de boas vindas.



A caixa de transporte apresenta uma fita numa das laterais que facilita a vida ao utilizador, bastando puxar a fita ao invés de ter de pegar na caixa, algo que nem sempre será prático quando esta está no meio de outros acessórios.


Na traseira, a porta de carregamento da bateria interna da caixa de transporte, com a Aukey a apresentar uma já ultrapassada ficha microUSB. Ao lado desta, 4 LEDs que indicam o nível de carga da bateria da caixa.


Em utilização




A caixa tem dois orifícios para alojar os auriculares, com cada um apresentar igualmente dois pinos para fazer o contacto com os auriculares.



O posicionamento na caixa apresenta uma particularidade muito interessante. Ao contrário de outros produtos neste segmento, não há necessidade de estar com malabarismos para inserir o auricular no orifício destinado ao seu alojamento. É tirar da orelha e por no sítio. Parece simples, mas infelizmente é algo que muitos outros produtos (inclusivamente noutros modelos da Aukey) não apresentam, vá-se lá perceber porquê.



Outro pormenor interessante prende-se com as borrachas, que se inserem na cavidade auricular. Além dos três pares já referidos, os Aukey vêm de origem com um par de espuma com memória com tamanho médio. Esta espuma com memória consegue disponibilizar uma melhor adaptação ao ouvido, permitindo igualmente um isolamento mais eficaz de ruídos exteriores. Infelizmente é tamanho único, pelo que se preferirem utilizar as borrachas tamanho S, será necessário esperar que a espuma ceda e se adapte ou, em alternativa, passar directamente para as alternativas de borracha.



Os auriculares Aukey EP-T20 suportam ligações Bluetooth 5 e são compatíveis com as especificações A2DP, AVRCP, HFP e HSP, ficando ausente mais uma vez o AptX, capaz de fornecer uma melhor qualidade de áudio.

Cada carga dos auriculares demora duas horas a completar e, segundo a Aukey, garante até 4 horas de utilização. A nossa experiência não andou muito longe, com os auriculares a garantirem entre três horas e meia e as prometidas quatro horas de utilização contínua.

Antes da primeira utilização será recomendável garantir uma carga completa da caixa, que por sua vez carrega os auriculares. A caixa demora cerca de duas horas a carregar a bateria de 400mAh que, segundo a marca, dá para carregar os auriculares até quatro vezes, permitindo estender o tempo total de utilização até perto das 16 horas.



Ao retirarem os auriculares da caixa, estes ligam-se de imediato ao último equipamento a que estiveram emparelhados.

Para fazerem o emparelhamento inicial basta que retirem os dois ao mesmo tempo da caixa, com estes a ligarem-se um ao outro em menos de cinco segundos. Nesta altura, o LED dos earbuds estará a piscar alternadamente vermelho/branco, pelo que poderão iniciar o processo de emparelhamento no equipamento pretendido. Caso desejem limpar a lista de equipamentos emparelhados, será necessário pegar nos dois auriculares em simultâneo e pressionar o painel multi-funções durante 10 segundos.

O painel reconhece três tipos de gesto: toque curto, duplo e triplo. Na reprodução de conteúdos, um toque inicia / pára a reprodução, servindo também para atender/desligar chamadas. O duplo toque avança uma faixa (auricular direito) ou volta à anterior (auricular esquerdo). O triplo toque permite chamar o assistente de voz.

Em termos de especificações, curiosamente, não há grandes diferenças face ao apresentado pelos EP-T21. Na verdade, só muda a especificação do microfone, com estes EP-T20 a apresentarem um microfone menos sensível, com -42dB. Apesar disto, os interlocutores nas chamadas efectuadas não fizeram referência a qualquer dificuldade em ouvir aquilo que estava a ser dito.

Não existindo diferenças em termos de especificações, não seria de esperar grandes diferenças em termos de desempenho sonoro face aos EP-T21, mas a utilização dos EP-T20 veio mostrar uma realidade diferente.

A espuma permite uma melhor adaptação à cavidade auricular, o que acaba resultar numa melhoria na experiência sonora. A apontar um aspecto menos conseguido, terá de ser a excessiva tendência em puxar pelos agudos, algo que se poderá rectificar usando uma app que permita a equalização de som.

Apreciação final


De forma algo inesperada, estes Aukey EP-T20 acabaram por ser uma boa surpresa face aos EP-T21. À partida, estaríamos apenas na presença de uma melhoria na qualidade dos materiais utilizados assim como um design mais compacto, mas uma inesperada substituição das borrachas por espuma com memória acabaram por revelar uma experiência bem mais interessante em termos sonoros.

O ajustamento disponibilizado pela espuma, além de melhorar a estabilização dos auriculares, permite que as interferências do som exterior sejam minimizadas, melhorando a qualidade de som destes Aukey EP-T20 face ao disponibilizado pelos EP-T21 que recentemente tivemos em análise. O facto de ficarem mais estáveis, aliado à especificação IPX5, fazem destes auriculares uma boa opção para quem gosta de ouvir música enquanto praticam desporto. Já o aumento de preço, para perto 40€ acaba por colocar estes Aukey EP-T20 numa posição mais delicada face à oferta disponível no mercado, razão pela qual a sua avaliação fica limitada a um honroso "Morno".


Aukey EP-T20
Morno

Prós
  • Espuma com memória
  • Posicionamento dos auriculares na bolsa de transporte

Contras
  • Porta microUSB
  • Espuma com memória em apenas um tamanho


Auriculares Aukey TP-T20

Morno (3/5)

1 comentário: