2020/07/22

AT&T assusta clientes dizendo que têm que comprar novos smartphones


Nos EUA a AT&T continua a fazer os possíveis por perpetuar a má imagem dos operadores de telecomunicações junto dos consumidores, assustando os seus clientes com a notícia de que o telefone deixará de funcionar e que têm que comprar um novo smartphone.

A mensagem de que se deixará de poder utilizar um smartphone, incluindo modelos relativamente recentes como o Galaxy S10e e Nokia 6.1, e se será obrigado a comprar um novo smartphone é algo tão ridículo que, compreensivelmente, a maioria dos clientes da AT&T que receberam esse email até pensaram que se trataria de spam ou uma tentativa de phishing. Mas infelizmente o email é mesmo legítimo... embora manifestamente enganador.

O email é referente ao encerramento do serviço 3G da operadora. O que não é dito no email - que dá destaque à urgência da necessidade de comprar um novo smartphone na AT&T certificado para continuar a trabalhar - é que esse encerramento só será feito em Fevereiro de 2022(!), e isto se não houver um qualquer adiamento até lá.


Não há qualquer desculpa para que um operador se refira a uma alteração que está 18 meses de distância como sendo "em breve", nem tão pouco que tente usar isso para assustar os clientes de forma a comprarem urgentemente um smartphone que continue a funcionar naquela rede.

O grande problema é que nem sequer se pode dizer aos clientes que se sintam insultados por estas tácticas para mudarem de operador, pois as alternativas são iguais ou piores... Embora a AT&T pareça querer ficar no top dos piores, com coisas como o seu pseudo-serviço 5G que não passava de 4G com logotipo diferente.

1 comentário:

  1. Um off topic próximo do topic: Há planos para desligar a rede 2G (GSM) em Portugal e/ou Europa? Lembro-me de ler algo sobre isso há anos atrás mas nunca mais se ouviu falar nem encontro informação. Tenho um sistema de alarme que usa um cartão SIM e a rede 2G para enviar alertas e seria uma pena se deixasse de funcionar. E suponho que existam muitos mais dispositivos idênticos por aí.

    ResponderEliminar