2020/07/31

Chrome reforça segurança do preenchimento automático de passwords


A Google fez algumas alterações ao gestor de passwords integrado no Chrome e ao sistema de preenchimento automático para dados de cartões de crédito, que agora ficam protegidos por confirmação biométrica.


Preencher os dados do cartão de crédito é uma das experiências mais ingratas de fazer num processo de compra online, normalmente obrigando-nos a ir buscar a carteira, pegar no cartão, preencher os números, nome, código de validação, etc. Para o evitar, o Chrome poderá dar uso aos dados do cartão de crédito que já se tiver associado à conta Google, de forma ainda mais conveniente, usando confirmação biométrica para dispensar a introdução do código de validação que continuava a ser pedido até agora. Quem não o desejar fazer poderá continuar a usar o método antigo, que continuará a pedir o código.

Mas também o processo de preenchimento automático de passwords foi revisto. Em vez de obrigar o utilizador a deslocar-se ao campo de introdução do nome de utilizador ou email, o Chrome passará a apresentar uma janela com design uniformizado para o processo de login, que permite seleccionar entre as contas disponíveis.

O objectivo é apresentar ao utilizador um interface que seja mais consistente, independentemente do site visitado e da forma / local onde os campos são exibidos na página.

Como habitual, estas alterações irão chegar ao Chrome para Android de forma faseada ao longo das próximas semanas, com a do preenchimento dos dados dos cartões de crédito a já estar activada no Chrome para Windows e macOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)