2020/07/18

Erro da Cloudflare desligou "metade" da internet


Um erro de configuração para lidar com uma falha numa das ligações da Cloudflare tornou inacessível inúmeros sites e serviços, durante 27 minutos, em diversas cidades dos EUA, Europa e Brasil.

Como rede de distribuição de conteúdos (CDN) a Cloudflare tem a sua própria rede de ligação entre diversos pontos de acesso espalhados pelo mundo. Mas ontem, em resultado de um problema detectado na ligação entre Newark e Chicago, a equipa fez uma alteração no router de Atlanta que visava aliviar a situação mas que acabou por ter o efeito contrário, causando problemas numa série de regiões: não só nos EUA (San Jose, Dallas, Seattle, Los Angeles, Chicago, Washington, DC, Richmond, Newark, Atlanta), como também na Europa (Londres, Amesterdão, Frankfurt, Paris, Estocolmo, Moscovo, São Petersburgo), e até no Brasil (São Paulo, Curitiba, e Porto Alegre).


Durante 27 minutos, todas as pessoas nestas áreas ficaram impedidas de aceder a sites e serviços como o Discord, Patreon, Medium, Zendesk, e até o Downdetector - que muitas poderiam querer usar para se certificarem se o problema de acesso a estes sites seria apenas seu ou globalizado.

Não é habitual quem em empresas desta dimensão se cometam erros deste tipo mas, como fica demonstrado, por vezes acontecem e com impacto de dimensão global. Resta esperar que o episódio tenha servido para que não volte a ser feito um erro idêntico no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)