2020/07/18

NASA revela designs vencedores de rovers para Vénus


A NASA revelou os designs vencedores do seu desafio público para ajudar a criar um rover capaz de enfrentar as brutais condições da superfície de Vénus.

Embora Vénus esteja mais perto do que Marte, as suas condições fazem com que criar qualquer equipamento para o explorar se torne numa verdadeira " missão impossível". No entanto, isso não significa que se tenha desistido. A NASA há muito que tem investigado componentes que possam resistir a Vénus e, mais recentemente, lançou um desafio para que todos os interessados pudessem submeter as suas propostas de sistemas mecânicos para detecção de obstáculos num rover.

Sistemas mecânicos, já que os sistemas electrónicos dificilmente suportarão por longos períodos coisas como a temperatura de quase 500°C  à superfície, pressão atmosférica 90x superior à da Terra, e ainda chuvas de ácido sulfúrico como bónus.

Com isto, espera-se que no futuro se possa vir a ter um rover que possa sobreviver em Vénus por bastante mais tempo do que o recorde de 127 minutos obtido pela sonda soviética Venera 13 em 1981.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)