2020/07/18

Telescópio espacial James Webb sofre novo adiamento


O muito atrasado telescópio espacial James Webb volta a sofrer novo adiamento, desta vez com a desculpa do Covid-19, atirando a data de lançamento para 31 de Outubro de 2021 - o dia de Halloween.

A história do projecto do telescópio espacial James Webb é uma saga que, um dia, esperamos que dê origem a um documentário que explique o desenrolar dos acontecimentos. Aliás, basta relembrar que este telescópio que representará um salto de gigante face ao Hubble deveria ter ido para o espaço em 2007(!), mas mais de uma década mais tarde, continua a sofrer adiamentos em cima de adiamentos. Recentemente a data para o lançamento esteva marcada para Maio de 2020, data que foi posteriormente adiada para Março de 2021, e agora passou para o final de Outubro de 2021.

A NASA diz que o atraso se deve a diversos factores, havendo algumas questões técnicas que têm que ser resolvidas, mas que com o Covid-19 se tornarão mais demoradas, e depois dando alguns meses extra de folga para lidar com alguns imprevistos que possam surgir. Mas fica a pergunta sobre se alguma coisa no projecto estará a correr dentro do previsto, considerando a década de atraso que leva.

Esperemos que no final, quando o James Webb for finalmente para o espaço, seja capaz de funcionar sem incidentes por muitos e longos anos. Até custa acreditar que o Hubble está há mais de 30 anos no espaço (foi lançado a 24 Abril de 1990 no space shuttle Discovery) e ainda continua a funcionar - estimando-se que possa continuar a captar imagens até 2030 ou mesmo 2040.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)