2020/07/07

Festo BionicSwift voa como um pássaro


Quase uma década depois de nos ter mostrado o seu pássaro robot SmartBird, a Festo revela o novo BionicSwift que passa a contar com penas artificiais para um voo ainda mais eficiente e aproximado das aves reais.

A maior parte das aves robóticas que têm sido testadas recorrem, quase sempre, a asas com estruturas rígidas ou membranas flexíveis, que mais se aproximam de planadores ou de morcegos artificiais. Mas agora Festo optou por aproximar-se ainda mais dos pássaros reais, criando um sistema de penas para o seu mais recente robot voador: o BionicSwift.

Com esta "pequena" alteração, o voo torna-se bastante mais eficiente, permitindo a passagem de ar no movimento ascendente, sem prejudicar o impulso gerado no sentido descendente. Junte-se a isso a sua capacidade para fazer curvas apertadas e outras manobras com graciosidade idêntica à dos seus congéneres animais, e estamos bastante mais próximos de ter drones voadores que voam a bater as asas e que, eventualmente, possam acompanhar as migrações de pássaros de forma dissimulada para nos ajudar a perceber um pouco melhor a forma como vivem. :)

2 comentários: