2020/07/31

Hacker infecta botnet com GIFs animados


Um hacker bem intencionado está a causar dores de cabeça aos gestores da botnet emotnet, substituindo os conteúdos maliciosos por GIFs animados.

As botnets são um "exército" de computadores infectados por um qualquer malware, que depois ficam a aguardar por instruções dos seus responsáveis sobre as tarefas que devem desempenhar. Na maior parte das vezes são usadas para fazer ataques DDoS, gerando pedidos contínuos a um site ou serviços, com o objectivo de o saturar e impedir o seu funcionamento normal; mas podendo também ser utilizados para coisas como, inflacionar artificialmente o número de visitas a uma página, vídeo, downloads, etc.

Só que, à semelhança do que acontece com muitos outros sistemas, também as próprias botnets podem ter problemas de segurança; e no caso da emotnet, um hacker terá conseguido descobrir a password de controlo, e começou a substituir o código malicioso por GIFs animados.

Assim, quando uma potencial vítima descarrega e abre algo como um anexo malicioso num email, que o faria ficar infectado com o Emotnet, na prática vai descarregar apenas um GIF animado, deixando-a a salvo... pelo menos dessa vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)