2020/08/01
Perseverance pregou susto mas já regressou ao estado normal
O lançamento do rover Perseverance correu sem incidentes, mas durante alguns momentos houve motivos para inquietação, com a entrada do rover em modo de segurança.
Pouco tempo após o lançamento o rover pregou um pequeno susto aos cientistas ao entrar em "modo de segurança", devido a uma anomalia de temperatura que fez com que algumas partes do rover ficassem mais frias do que era esperado. Felizmente não foi nada de grave, e veio a descobrir-se que foi causado pelo facto de passar na sombra da própria Terra, tendo posteriormente regressado aos parâmetros normais de operação para a viagem até Marte.
O Perseverance é o mais avançado rover já lançado para explorar outro planeta, e que desta vez até transporta um helicóptero para captar imagens áreas do planeta vermelho; assim como toda uma série de instrumentos científicos (e mais câmaras que nunca) que irão tentar esclarecer se realmente há / houve vida em Marte. Parte da missão inclui recolher e seleccionar amostras que posteriormente serão enviadas para a Terra, por uma missão futura.
A parte das câmaras é também algo relevante, pois permitirá captar, com mais detalhe que nunca, todo o complicado processo de poiso em Marte. No entanto, como este pequeno susto fez questão de relembrar; existem mil e uma coisas que podem correr mal, e até que o Perserverance esteja em solo marciano 100% apto para desempenhar a sua missão, só nos resta esperar que tudo corra conforme planeado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)