2020/07/06

iOS 14 vai alertar para passwords fáceis ou que já tenham sido reveladas


Com o iOS 14 a Apple passa a tomar uma posição mais proactiva relativa às passwords, alertando os utilizadores para passwords demasiado simples ou que já tenham sido reveladas em roubos de dados na internet.

Com as passwords simples a dominarem a preferência de passwords ano após ano, e o roubo e divulgação de bases de dados a tornar-se num evento tão comum que já quase deixa de ser notícia, é mais importante que nunca sensibilizar e educar os utilizadores para as boas práticas de segurança relativamente às passwords. É precisamente isso que a Apple passa a fazer no iCloud keychain no iOS 14, fazendo recomendações que alertam no caso de passwords demasiado fáceis ou que tenham sido comprometidas por roubos de dados.


A Apple vem assim juntar-se a outros serviços que já fazem este tipo de alertas (quem utilizar o gestor de passwords integrado no Chrome ou Firefox também já conta com avisos quando as passwords forem detectadas a circular na net), o que é sempre positivo e deveria ser adoptado por todos os serviços - mas, particularmente, por todos os serviços de gestão de passwords.

Esperemos que o passo seguinte seja começar a obrigar a utilização de sistemas de autenticação 2-factor, para evitar que a password, por si só, possa dar acesso a um atacante. Mas de preferência com sistemas simples de utilizar e que não possam ser abusados pelos próprios atacantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)