2020/07/16

MIT cria dedos robóticos capazes de lidar com cabos


Os robots continuam a ter imensas dificuldades para replicarem coisas que uma criança consegue fazer com facilidade, mas agora o MIT criou um manipulador robótico capaz de lidar com cabos.

Se objectos rígidos irregulares já oferecem um grande desafio para serem manipulados por robots, as coisas complicam-se ainda mais quando se tratam de objectos flexíveis como cabos. Mas é essa a tarefa que alguns investigadores do CSAIL (Computer Science and Artificial Intelligence Lab) do MIT se têm estado a dedicar, e com resultados prometedores.

O seu manipulador robótico tem apenas dois dedos, mas consegue lidar com cabos e outros materiais flexíveis. Para isso os investigadores deram-lhe uma coisa que os humanos tomam por garantido: a sensação do tacto. Estes dedos têm superfícies que lhes permitem saber a orientação do objecto que estão a segurar, e também das forças que estão a ser exercidas sobre ele.

Com isso, estes manipuladores conseguem lidar com cabos, e até fazer tarefas como inserir um cabo áudio na ficha respectiva, ajustando automaticamente a sua orientação.

1 comentário:

  1. Não é nada de novo, já há mais de uma decada que a Komax tem soluções na área da cablagem com os equipamentos Zeta, que não só fazem inserções de fios com terminais, como ajustam o angulo correcto de posicionamento do mesmo.
    Não sei o que é que isto traz de novo ?

    ResponderEliminar