2020/07/16

Notícias do dia

Hackers infiltraram Twitter e enviaram tweets fraudulentos em nome de Elon Musk, Bill Gates, Apple e outros; novo operador Woo foca-se no acesso à internet com tarifários a começar nos 10GB de dados móveis mensais por €23; Google esquece-se de renovar blogspot.in do Blogger e deixa milhões de blogs indianos inacessíveis; Alemanha proíbe Tesla de prometer "condução autónoma"; nas promoções temos um projector Blitzwolf BW-VP1 a €66; e a Google prepara Gmail com Docs, Chat e Meet integrado

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no nosso passatempo gadget da semana que desta vez está a oferecer um receptor Bluetooth BlitzWolf BW-BR1.

Zoom lança mega-touchscreen para quem passa o dia em videoconferências



Para quem prever passar a ficar a trabalhar a partir de casa a tempo inteiro mas com necessidade de manter o Zoom aberto permanentemente, o Zoom propõe a utilização do seu novo ecrã de comunicação: um touchscreen de 27" que vem pré-instalado com o Zoom para uso exclusivo com este serviço.

Pode ser uma forma atractiva para quem desejar libertar o seu computador do Zoom, mas com um preço de $599 parece-me que será mais eficiente simplesmente comprar um monitor adicional (mesmo que seja dos portáteis) ou comprar um tablet económico por uma fracção desse valor, e ter ainda maior versatilidade na forma como os podemos utilizar.


Apple lança iOS 13.6 com chave automóvel digital



Enquanto vai ultimando o iOS 14 (que já está disponível publicamente em versão beta), a Apple lança aquela que poder ser a última actualização do iOS 13. Com o iOS 13.6 chega a habitual ronda de correcções de bugs, melhorias do Apple News, mas talvez mais importante (a médio e longo prazo) é a implementação do sistema de chaves para automóveis digitais, que permitirá utilizar o iPhone como chave (começando com alguns modelos da BMW).

Para além de permitir abrir, fechar e por o carro em funcionamento, o sistema permite partilhar chaves via iMessage (com possibilidade de permitir acesso total ou limitad), fazer a gestão das mesmas via iCloud, e com a particularidade de permitir a utilização do iPhone como chave até 5 horas após ter ficado sem bateria.


JEDEC anuncia DDR5-SDRAM



A grupo JEDEC já revelou as especificações para as memórias DDR5 SDRAM, que passam a permitir a criação de módulos com até 2TB de memória e transferências de 6.4 Gbps. Mas a maior diferença é que agora os módulos DIMM passam a estar segmentados em dois canais independentes.


Esta nova organização permitirá uma maior eficiência no acesso à memória, sendo que a redução dos 1.2V para 1.1V também contribuirá para compensar os consumos adicionais da maior velocidade.


Amazon, Google, Microsoft processadas por reconhecimento facial



Vários gigantes tecnológicos, incluindo a Amazon, Google e Microsoft, estão a ser processados num caso que argumenta que utilizaram fotos com rostos para treinar sistemas de reconhecimento facial de pessoas que não deram o seu consentimento para tal.

Os queixosos, residentes no estado de Illinois (EUA), dizem que os seus rostos foram de alguma forma parar a uma base de dados com rostos usados para treinar sistemas de I.A., embora nesse estado a recolha, armazenamento e utilização de dados biométricos seja ilegal sem o consentimento por escrito dos respectivos utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)