2020/07/05

Os 6 níveis de segurança dos data centers da Google


A Google revelou um pouco sobre os múltiplos níveis de segurança que implementa nos seus data centers, responsáveis por manter a salvo os dados de todos os seus utilizadores e clientes.

Muitas vezes vemos nos filmes alguém entrar num data center para copiar informação confidencial ou infectar o sistema mas, no mundo real, o que é que seria preciso para poder chegar a esse ponto? É precisamente isso que podemos ver no seguinte vídeo, que nos dá a conhecer o sistema com 6 camadas de segurança que a Google utiliza nos seus data centers, e que revela que essa tarefa seria uma verdadeira "missão impossível".

Para além da questão do acesso físico, de conseguir chegar fisicamente ao edifício (o que por si só já será um grande desafio), temos ainda que conseguir superar portas com validação de identidade usando cartões e reconhecimento, e sistemas que impedem que alguém se tente aproveitar para conseguir entrar por uma porta aberta por outra pessoa com acesso.

Também a parte da entrega de material pelos fornecedores está sujeita a escrutínio bastante apertado, assim como o seguimento de todos os componentes - como os discos rígidos - para garantir que se sabe sempre onde estão e que são devidamente desactivados, com eliminação segura dos dados ou a sua destruição.

1 comentário: