2020/07/19

Os pneus iluminados da Goodyear de 1960


Actualmente vemos muitos fãs do tuning usarem iluminação por baixo dos carros, mas nenhum deles chega ao que a Goodyear propunha no início da década de 60: pneus translúcidos iluminados.

Numa altura em que os fabricantes não olhavam a meios para criarem coisas novas, a Goodyear criou pneus numa borracha sintética chamada Neothane. Para além de permitir criar pneus de forma mais fácil que a borracha tradicional, tinha a particularidade de ser translúcida - um facto que a Goodyear aproveitou para salientar criando pneus com iluminação integrada.

Infelizmente, para além de se tornarem num elemento de distracção nas estradas, a tal borracha utilizada revelou ser demasiado frágil para a utilização no dia a dia, podendo derreter com facilidade durante travagens mais forte; e também não lidava muito bem com as estradas molhadas.



Embora não tivessem sucesso junto do público, acabaram por ser usados em automóveis que surgiram em filmes, como os dois futuristas Golden Sahara que apareceram no filme do Jerry Lewis Cinderfella - com um deles a ter sido leiloado recentemente por mais de 300 mil dólares.

Mas... considerando todos os avanços que houve desde então, será que está na altura de algum fabricante revisitar a ideia e nos apresentar pneus iluminados para o século XXI? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)