2020/07/22

Os supostos vídeos via CPU no Task Manager do Windows


Uma curiosidade feita por diversão, de exibir vídeos no task manager usando a taxa de utilização de cada núcleo do CPU, está a originar uma série de vídeos falsos.

Há algumas semanas, foi publicado um curioso vídeo de uma pessoa que arranjou forma de transformar o ecrã de utilização dos 64-cores do seu AMD EPYC no gestor de tarefas do Windows num mini-ecrã capaz de reproduzir (vagarosamente) vídeos. Para isso era apresentado o CPU como sendo um ecrã de ultra-baixa resolução com 16 x 8 pixeis, onde cada pixel é cada "core" do CPU, e a sua cor sendo dada pela taxa de utilização do mesmo.



Não faltaram pessoas a tentarem replicar e a expandir esta curiosidade técnica, mas infelizmente não demorou para que surgissem pessoas a mostrar vídeos impressionantes, onde até se podiam ver coisas com o Doom a correr num CPU Xeon com 896-cores.


Só que, infelizmente, tratam-se de vídeos falsos, que trocam a curiosidade técnica pela habilidade artística de recriarem o efeito num programa de edição de vídeo. Existem alguns diferenças que revelam que o gestor de tarefas não é como o verdadeiro (letras minúsculas e maiúsculas trocadas) e, como se pode ver no link acima referente ao Xeon, quando se chega a determinado número de núcleos o task manager passa a apresentar uma barra de scroll vertical, não permitindo que se vissem todos os 896 cores de uma só vez.

Teremos que aguardar mais algum tempo para ver se alguém com acesso a um destes Xeons consegue realmente fazer um vídeo deste tipo que seja real (daria para fazer uma resolução de 64x14 pixeis. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)