2020/07/21

SpaceX faz novo lançamento em tempo recorde


A SpaceX fez mais um lançamento bem sucedido com um Falcon 9 reutilizado, desta vez batendo o recorde de tempo necessário para o preparar para o relançamento.

A missão Anasis 2 consistiu no lançamento de um satélite de comunicações militar da Coreia do Sul, mas o elemento em destaque é o facto de se tratar de se tratar do mesmo Falcon 9 que levou pela primeira vez astronautas para o espaço na cápsula Crew Dragon a 30 de Maio. Isso faz com que este foguete tenha regressado e ficado pronto para o relançamento em apenas 51 dias - um novo recorde.

Este valor bate o anterior recorde da SpaceX por algumas semanas, e bate também o recorde absoluto de reutilização que pertencia ao Space Shuttle Atlantis, que em 1985 regressou do espaço e voltou a ser lançado em apenas 54 dias - antes do acidente do Challenger fazer com que o processo de preparação para os relançamentos dos Shuttles fosse feito de forma bastante mais cuidada e demorada.

As ambições da SpaceX passam por reduzir significativamente este valor, até ao ponto em que bastem apenas alguns dias para que um foguete volte a ficar pronto para novo lançamento. Eventualmente, talvez até se possam ter foguetes que ao regressar possam simplesmente ser reabastecidos para enfrentarem novo lançamento imediato. Mas, como convém nesta área onde qualquer desatenção pode resultar em consequências catastróficas, o melhor é ir dando pequenos passos de cada vez.


P.S. - E sim, o foguete aterrou sem incidentes na plataforma flutuante no Atlântico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)