2020/08/05

Android Nearby Share chega 9 anos após o AirDrop


Quase uma década após a estreia do AirDrop da Apple, a Google lança finalmente o seu "AirDrop" para os Android, facilitando o processo de partilhar conteúdos com smartphones nas proximidades com o Nearby Share.

É incrível ver como, mesmo após décadas de evolução, por vezes continua a ser bastante complicado fazer as coisas mais simples que se queiram fazer, como enviar uma foto, contacto, ou outro conteúdo, para um smartphone de alguém que esteja ao nosso lado, muitas vezes obrigando a que se faça isso através dos velhinhos mas confiáveis emails. Vários fabricantes foram implementando os seus próprios sistemas de partilha facilitada, inspirados no AirDrop da Apple, mas agora chega a versão oficial da Google - que chegará via actualização dos Google Play Services, para não ficar dependente de uma actualização de sistema, e assim chegar a praticamente todos os Android (excepto os que não tiverem acesso aos serviços da Google - como os Huawei mais recentes).

O Nearby Share funciona de forma idêntica ao AirDrop, fazendo surgir automaticamente no ecrã de partilha os equipamentos que estiverem por perto - desde que se permita ter o smartphone visível para esse efeito (podemos fazer com que fique visível apenas para alguns contactos específicos, para todos os contactos, ou manter o smartphone escondido para não se ser incomodado).

O envio dos conteúdos é feito directamente entre os dispositivos, utilizando Bluetooth, Bluetooh Low Energy, ou ligação directa WiFi, dependendo das capacidades dos equipamentos.

Por agora o sistema apenas funciona entre dispositivos Android, estando prometido que o Chrome OS também fará parte do sistema; mas ainda sem planos para que seja possível transferir conteúdos para computadores Windows, Macs, ou iPhones e iPads. Mas desde que sirva para uniformizar as partilhas entre Androids e dispensar os diversos sistemas de partilha das várias marcas, já será um grande avanço.

3 comentários:

  1. Se bem que havia soluções das próprias marcas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Vários fabricantes foram implementando os seus próprios sistemas de partilha facilitada..." :)

      Eliminar
    2. Li e não tinha entendido. Certíssimo.

      Eliminar