2020/08/18

Artigo escrito por AI GPT-3 chega ao topo do Hacker News


Demonstrando as capacidades do mais recente GPT-3 da OpenAI, um estudante publicou um artigo inteiramente criado por este sistema de inteligência artificial, que conseguiu enganar milhares de pessoas e chegar ao topo das notícias no Hacker News.

O GPT-3 é o mais recente "menino bonito" da Inteligência Artificial, expandindo aquilo que tinha sido conseguido pelos sistemas anteriores, adicionado várias ordens de magnitude de exemplos para treinar o sistema - numa tarefa monumental que demoraria anos de cálculo em computadores comuns. Basicamente, usou-se tudo o que se encontra publicado na internet para treinar este sistema, e os resultados são (por vezes) impressionantes.

Basta escrever um título ou um início de uma frase, e o GPT3 pode com facilidade dar seguimento e preencher o resto. Neste caso, escreveu um artigo sobre pensar demasiado sobre algo. E não deixará de ser caricato que as poucas pessoas que acusavam o artigo de poder ter sido escrito por uma AI terem sido alvo de ataques por outros leitores, para que não fossem "mauzinhos"!

O GPT-3 ainda não está publicamente acessível, mas demonstra como será cada vez mais fácil criar artigos "falsos", e cada vez mais difícil identificá-los como tal.

... E eu que já me contentava com o auto-correct e auto-complete do Gboard fosse acertando naquilo que quero escrever, já que nos últimos meses parece estar a desaprender por completo, com sugestões e palavras cada vez mais absurdas. ;P

1 comentário:

  1. Não é só o Gboard. O SwiftKey também está a sofrer do mesmo.

    Melhorou quando lhe fiz reset...

    ResponderEliminar