2020/08/09

Cassete com Arduino emula jogos ZX Spectrum


Os fãs dos emuladores há muito que recorrem a sistemas mais modernos para substituir equipamentos obsoletos como cassetes e disquetes, e desta vez temos um projecto que colocou um TZXDuino dentro de uma cassete áudio.

O TZXDuino é um projecto que recorre a um Arduino para criar um sistema que substitui as cassetes, guardando os dados num cartão de memória e assim dispensando a necessidade de manter dezenas ou centenas de cassetes - ou até do próprio leitor de cassetes. Mas agora houve alguém que se lembrou de integrar todo o conjunto dentro de uma cassete.




Estes sistemas permitem manter computadores antigos com maior comodidade, dispensando a dependência em suportes que se vão tornando cada vez mais difíceis (ou menos práticos) de usar; ou de ultrapassar por completo os componentes com partes mecânicas móveis (como os drives), que inevitavelmente irão avariar e complicar a vida a quem deseja manter as suas máquinas em operação - em oposição a utilizar simplesmente um emulador das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)