2020/08/14

Edge ganha notificações menos intrusivas

Se detestam lidar com os sites que nos tentam impingir notificações no browser, o Edge da Microsoft implementou um novo sistema de alertas menos intrusivos para esses pedidos.

Mesmo que não se queira aceitar as notificações, o próprio acto de dizer que não se quer as notificações é por si só bastante intrusivo, fazendo surgir a pergunta se queremos aceitá-las ou não (a não ser que se tenha desactivado a apresentação das perguntas, o que suspeito que a maioria dos utilizadores casuais não fará). Daí que esta opção da MS para o Edge se revela bastante interessante, pois irá beneficiar todos os utilizadores de forma automática.

Em vez de apresentar a pergunta, o Edge apresentará apenas um sinal de um alerta na barra de endereços, e só se o utilizador lá clicar é que verá que se tratou de um pedido de apresentação de notificações, com a possibilidade de permitir as ditas notificações ou fazer a gestão das mesmas nas definições do browser.

O desagrado dos utilizadores com as notificações é de tal ordem que a Microsoft achou que se justificava activar esta opção automaticamente com o Microsoft Edge 84. Dito isto, deixa também uma série de recomendações para os sites que quiserem usar notificações, indicando coisas como não fazer o pedido para aceitar notificações assim que um utilizador chega ao site pela primeira vez. Sinceramente, mesmo após anos e anos de browsers, ainda não activei uma única notificação para qualquer site - nem tenho planos de o vir a fazer. O que faço é desactivar sempre a pergunta das notificações, para que o browser as recuse automaticamente.

1 comentário:

  1. O problema é notificações com sites fechados. As notificações só deviam funcionar com sites abertos. Elas dão jeito para por exemplo wathsapp (chats) emails a entrar, etc. Agora receber notificações de noticias não tem lógica nenhuma.

    ResponderEliminar