2020/08/06

Galaxy Note 20 vai ter direito ao Android 13


A Samsung está a comprometer-se a disponibilizar actualizações para as próximas três gerações de Android no Galaxy Note 20, o que teoricamente significa que terá direito ao Android 11, Android 12, e Android 13.

A notícia será bem vinda, mas acaba por ser aquilo que já se esperaria de um modelo topo de gama que está a ser lançado na véspera da chegada de uma nova versão do Android. Ou seja, o Android 11 que está prestes a ser lançado é contabilizado como sendo uma das actualizações, quando na prática, se o Note 20 já viesse de origem com o Android 11 (lançado umas semanas mais tarde), continuaria a ter apenas duas actualizações.

Por outro lado, a forma como a Samsung escreveu é também um pouco ambígua, dando-lhe margem de manobra para poder mudar de ideias. É que o que a Samsung escreveu foi "OS updates up to 3 generations" - ou seja, até três gerações. Algo que não dá certeza absoluta que sejam disponibilizadas as três grandes actualizações; mas obviamente que seria considerado uma grande traição pelos consumidores que confiarem na Samsung e investirem os mais de 1000 euros que custam estes modelos.

De resto, tendo em conta o seu preço, ter a garantia de que se teria actualizações do sistema por um mínimo de três gerações (em vez de "até") deveria ser o novo standard, não só para os modelos topo de gama mas para os smartphones e tablets de todos os segmentos de preço.

1 comentário:

  1. Imaginem o que é comprar hoje um portátil de 1300 euros, onde já se consegue uma máquina excelente, e só ter garantidos updates do Windows até 2022. Isto cabe na cabeça de alguém?
    A Google e as grandes marcas têm de repensar esta questão dos updates muito bem, sob risco de em poucos anos quase ninguém querer comprar um Android topo de gama( as vendas só têm crescido nas gamas médias e baixas, nos topos de gama têm baixado), sabendo que a Apple neste momento ainda actualiza Iphones de 2015.

    ResponderEliminar