2020/08/26

iPhone 12 Pro Max revela opção para 120Hz


Depois dos rumores de que a Apple poderia estar a equacionar o abandono dos 120Hz nos iPhone 12 Pro devido à falta de componentes, imagens de um dos modelos de testes revelam a presença dessa opção.

Imagens de um suposto iPhone 12 Pro Max PVT (Production Validation Prototype - as unidades que servem para validar o processo de produção em volume) mostram a existência de opções referentes ao ecrã de 120Hz. Numa secção destinada ao ecrã, temos a opção para activar o modo High Refresh Rate a 120Hz, assim como um modo de frequência adaptativa, que mudará entre os 60Hz e 120Hz dependendo dos conteúdos.



Por outro lado, a opção faz também referência à necessidade de se verificar se o iPhone em questão suporta efectivamente o modo de 120Hz, pelo que a presença desta opção ainda não será garantia absoluta de que todos os iPhone 12 Pro possam ter acesso a esta funcionalidade. Também um pouco desapontador que a Apple não tenha incluindo um modo de frequência variável adaptativa realmente adaptativa, que pudesse funcionar tipo Freesync / G-Sync em vez de apenas se limitar a saltar entre os 60Hz e 120Hz - mas imagino que a gestão de um ecrã OLED com frequência realmente variável seja uma verdadeira dor de cabeça para manter cores e luminosidades constantes com a mudança de frequência (veja-se só os problemas que já vão surgindo com a mudança de cor quando se reduz a luminosidade nalguns modelos).

As imagens revelam também uma opção que valida a presença de LIDAR nos iPhone 12 Pro, assim como modo para fotografias nocturnas melhoradas (para ser usado com tripé ou iPhone pousado).




De resto, enquanto se aguardam por imagens e vídeos destes protótipos, é referido que estes iPhones irão mesmo regressar às laterais planas, mas com o vidro do ecrã e traseira a manter uma ligeira curvatura, e que as margens do ecrã serão mais finas, o que resultará num ecrã efectivo maior e que ajuda a disfarçar o tamanho do notch - algo que poderá explicar os rumores que indicavam que o notch destes novos iPhones seria mais pequeno.

Por último, se só agora a Apple está na fase da produção PVT, fica desde já implícito que o lançamento dos iPhone 12 Pro estará atrasado. Normalmente, a produção já deveria estar a funcionar em pleno 2 ou 3 meses antes do lançamento. Por isso, é de esperar que os iPhone 12 normais possam chegar no final de Setembro ou início de Outubro; mas os iPhone 12 Pro com cerca de um mês de atraso; a não ser que a Apple se queira aventurar num lançamento "virtual" dos iPhone 12 Pro na mesma data, com volume disponível reduzido que imediatamente resultará em semanas de espera para quem os encomendar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)