2020/08/01

Microsoft abandona Cortana nos smartphones e colunas inteligentes


A Microsoft reconheceu que não vale pena insistir na Cortana como alternativa ao Google Assistant, Alexa e Siri, e em vez disso diz o adeus ao seu uso generalista para se focar em tarefas bastante mais específicas.

Podemos dizer adeus às apps da Cortana para Android e iOS, e também à sua presença em colunas inteligentes como as da Harman Kardon, no início de 2021. A MS irá manter a Cortana, mas apenas integrada directamente em apps como o Outlook e Office 365, mais orientada para servir de assistente em ambiente de trabalho.

A própria MS terá todos os dados quanto à (reduzida) utilização da app Cortana nas plataformas Android e iOS, e não será de esperar que o seu desaparecimento cause grandes transtornos. Em pior situação ficam todos aqueles que investiram em colunas inteligentes com Cortana - precisamente por darem acesso à Cortana - e que agora verão essas colunas "inteligentes" ficarem reduzidas a meras colunas Bluetooth pagas a peso de ouro (no mínimo que passassem a dar acesso ao Google Assistant e / ou Alexa).

Serve como lembrete de que todos este dispositivos supostamente "smart" são bastante mais vulneráveis do que se possa pensar, até mesmo quando usam tecnologia dos gigantes da tecnologia. A MS não é estranha a deixar os seus clientes pendurados (como nos casos em que desligou servidores DRM de ebooks e músicas) e este passa a ser apenas mais um exemplo a juntar à lista.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)