2020/08/16

Nvidia mostra visualização de 150TB de dados


Arranjar forma de visualizar gigantescas quantidades de informação nem sempre é fácil, mas a Nvidia mostra como uma equipa de cientistas da NASA o faz, transformando 150 TB de dados num vídeo que pode ser apreciado por todos.

O vídeo que se segue pode parecer apenas uma cena de um jogo ou de um filme de ficção científica, representando o processo de reentrada de uma nave equipada com retropropulsores. A diferença é que em vez de ser uma criação de um qualquer artista, em busca do melhor espectáculo visual, se trata de uma das mais complexas simulações, criadas no mais rápido super-computador da actualidade no Oak Ridge National Laboratory (ORNL).

A simulação demorou uma semana(!) a correr neste super-computador, e no final gerou mais de 100TB de dados que criaram um novo problema: como "ver" toda esta informação? E a solução foi visualizar esses dados que recriam toda a interacção de fluidos e partículas em detalhe como um vídeo. Mas graças aos sistemas da Nvidia, em vez de criarem um vídeo pré-renderizado que demoraria horas a ser gerado com base em toda essa informação, agora é possível visualizar esses dados em tempo real, permitindo observar essas interacções, de qualquer ponto de vista, e em qualquer momento.

... Não digam isto à equipa do Star Citizen, senão eles ainda se lembram de querer simular os motores das naves com este nível de detalhe, e adiam o lançamento oficial do jogo por mais uma década. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)