2020/08/19

Oculus obriga a conta Facebook a partir de Outubro


Os utilizadores de óculos VR da Oculus que se quiserem manter afastados do Facebook vão deixar de o poder fazer a partir de Outubro, altura em que a Oculus passará a exigir o login via Facebook.

Já por diversas vezes falamos do grande dilema que é ver uma startup de sucesso ser comprada por um dos gigantes tecnológicos, como aconteceu com a Oculus e o Facebook. Por um lado é algo que antecipa que essa startup possa ter condições para fazer aquilo que desejava fazer; mas por outro lado, há também o risco de perder a sua independência. No caso da Oculus, embora tivesse operado de forma relativamente independente até agora, surpreendeu negativamente os seus fãs ao anunciar que a partir de Outubro será obrigatório ter uma conta no Facebook e fazer login através dela.

Haverá utilizadores para quem a medida não fará diferença, mas todos aqueles que faziam questão de não ter conta no Facebook ficam numa posição bastante complicada.

Todas as supostas "vantagens" que o Facebook anuncia para esta alteração são apenas vantagens para si próprio, que assim irá acumular mais dados sobre estes utilizadores. E se de facto estivesse preocupada com os utilizadores da Oculus, apresentaria isto como recomendação mas permitindo que, quem quisesse, continuasse a usar uma conta Oculus separada do Facebook.

Infelizmente, é o mundo em que vivemos, e onde os gigantes tecnológicos vão demonstrando de forma cada vez mais clara (e descarada) que a coisa que está no topo das suas prioridades são eles próprios e não a preocupação com os seus utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)