Relembrando que não há serviços na cloud imunes a erros, o Spotify assustou alguns dos seus clientes nos EUA ao parar as músicas ao fim de alguns segundos.
Os utilizadores nos EUA que tentassem ouvir músicas no Spotify veriam a reprodução ser interrompida ao fim de 10 segundos sem qualquer explicação, e parece que o problema estava relacionado com o esquecimento da renovação de um certificado de segurança.
Looks like @Spotify forgot to renew their TLS certificate :( *.wg.spotify.com #ssl #cert https://t.co/wclmzVMpTJ pic.twitter.com/rRzFHPeuEE— Louis (@lpoinsig) August 19, 2020
Poderia imaginar-se que empresas tecnológicas tivessem a preocupação de não deixar expirar coisas como certificados de segurança ou domínios, mas a verdade é que esse um erro a que ninguém parece estar imune. Ainda recentemente tivemos o quase inacreditável caso da Google deixar expirar o domínio do Blogspot na Índia(!) afectando milhões de páginas - e até ao momento não tendo sido resolvido, com o domínio a ter sido comprado por outra entidade, e já tendo passado vários meses.
Portanto, a suposta robustez da cloud é apenas tão boa quanto o elo mais fraco de todo o sistema... e basta um simples domínio ou certificado expirado para fazer descarrilar todo o sistema.
Não foi só nos USA. Eu ontem também tive esse problema e vendo pela Internet foi a nível mundial.
ResponderEliminarPodia dever-se a propagação. Na altura em que agendei, tinha testado, e por cá continuava tudo bem e sem relatos (ainda) de afectar o resto do mundo.
Eliminar