2020/08/07

Trump bloqueia TikTok e WeChat nos EUA a 20 de Setembro


Depois das ameaças Trump passa aos actos, assinando uma ordem executiva para proibir o TikTok nos EUA, e também o WeChat e potencialmente outras apps do gigante Tencent, potencialmente podendo afectar coisas tão variadas quanto os jogos League of Legends e o Fortnite.

Embora nos EUA continuem as discussões sobre a eventual (i)legalidade da medida, Trump avançou mesmo com as ameaças e, enquanto vão decorrendo as conversações sobre a Microsoft potencialmente comprar a parte internacional do TikTok, fica desde já oficializada a ameaça pendente do bloqueio do TikTok a 20 de Setembro - poucos dias depois do anterior prazo dado para que as negociações com ficassem concluídas. Só que o bloqueio não se aplica apenas ao TikTok...

Trump ordenou também o bloqueio ao WeChat, mas fê-lo de uma forma ambígua que refere simplesmente os serviços da Tencent - o que teria um impacto que até seria difícil de contabilizar, já que a Tencent detém participações, ou controla, inúmeras empresas, e ultimamente isso poderia significar o bloqueio de jogos como o League of Legends, Fortnite e muitos outros.



Venha ou não a ser cumprida, o que é certo é que a medida teve desde já um efeito imediato, levando a uma queda de 10% das acções da Tencent (num valor de 45 mil milhões de dólares!) e que certamente não irá passar sem retaliação por parte da empresa e / ou do governo chinês. Imaginem que a China diz que nessa mesma data passará a aplicar uma taxa de exportação de 30% a todos os produtos produzidos para empresas norte-americanas?

Depois da guerra comercial, está bem claro que também vamos assistir a uma guerra "digital" a passar-se nas app stores. Sendo que a melhor esperança de resolução será que, em Novembro, o novo ocupante da Casa Branca seja alguém com melhor sensibilidade diplomática.

4 comentários:

  1. a nova guerra do "petróleo" (data)

    ResponderEliminar
  2. The land of the "free"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Land Of Confusion: https://www.youtube.com/watch?v=TlBIa8z_Mts

      Eliminar
  3. São os americanos a dominar o mundo como já é prática há muitos anos, só que estes não são a Coreia esperemos para ver...

    ResponderEliminar