2020/08/20

Xiaomi explica carregamento wireless de 50W no Mi 10 Ultra


Com o Mi 10 Ultra a Xiaomi surpreendeu duplamente no carregamento, ao revelar um sistema de 120W no carregamento com cabo e também um inesperado carregamento wireless de 50W - que agora explica como se tornou possível.

Embora alguns fabricantes recorram a carregamento wireless "rápido", isso normalmente significa que se ficam por 10 a 20W (ou 40W no caso do P40 Pro). Já no caso do Mi 10 Ultra, a Xiaomi revelou um sistema de 50W, que supera até a grande maioria dos carregamentos rápidos por cabo. Daí ser natural a curiosidade sobre como tal foi conseguido, e a Xiaomi fez o favor de elucidar como funciona este sistema.

A Xiaomi recorreu a duas charge pumps em paralelo em vez da tradicional disposição em série, reduzindo as perdas de eficiência, e também recorreu a modelos de maior eficiência (98.5% em vez de 97%). Também a ligação à bateria recebeu cuidados especiais, com material baseado em grafeno, e as bobines concebidas para reduzir as perdas. A bateria de 4500mAh está também dividida em duas de 2750mAh, como tem sido habitual em todos os sistemas de carregamento super-rápido, para permitir o carregamento de ambas em simultâneo.



O resultado é um sistema que, sem necessidade de cabos, permite recarregar um Mi 10 Ultra completamente em apenas 40 minutos, enquanto que um P40 Pro+ com bateria mais pequena precisa de 75 minutos, e um iPhone 11 Pro Max demora mais de 3h40m.

Teria sido simpático se a Xiaomi revelasse também o valor total da eficiência deste carregamento wireless, algo que deveria ser obrigatório (não só para os carregamentos wireless mas para todos) - mas imagino que não deverá faltar muito para que isso seja medido e divulgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)