2020/09/20

A.I. transforma vídeos a 15fps em 60fps (ou mais)


Depois de já termos visto sistemas de inteligência artificial a dar cor a filmes antigos, temos agora um que parece fazer magia ao melhorar o framerate, produzindo incríveis interpolações que permitem aumentar vídeos de 15 fps para 60 fps (ou até mais).

O contacto mais frequente que as pessoas têm com sistemas de interpolação é quanto activam as funcionalidades de melhoramento de imagem nos seus televisores, que tentam criar frames adicionais para transformar vídeos de 24fps, 30fps, ou 60fps, para os 100fps ou 120fps (dependendo dos televisores). É um efeito que muitos dispensam, por causa do efeito "soap opera", que faz com que filmes de cinema fiquem com um aspecto mais aproximado dos vídeos televisivos.

No entanto, há inúmeros casos em que a interpolação poderá ser muito bem apreciada, e há sistemas que o fazem com cada vez maior perfeição. Este que vos trago hoje chama-se DAINAPP e está disponível no GitHub, e recorre a um sistema de A.I. para conseguir esse efeito.

Para além de permitir melhora vídeos antigos, ou de animação stop-motion, também se pode ajustar os parâmetros para que possa produzir vídeos super-slow-motion, ou vídeos com ainda mais frames por segundo para ainda maior fluidez - e é impressionante como consegue lidar até com casos bastante complicados.



1 comentário: