2020/09/20

Tesla vai poupar as baterias de 12V


As baterias de 12V parecem ser um dos pontos fracos dos Tesla, mas Elon Musk promete uma actualização que poderá resolver o problema.

A Tesla pode estar associada a carros eléctricos com autonomia livre de preocupações, mas há uma bateria que continua a ser uma grande dor de cabeça para os seus possuidores: a bateria convencional de 12V. Embora os Tesla tenham uma gigantesca bateria que lhes permite percorrer centenas de quilómetros, têm também uma bateria tradicional de 12V como os carros a combustão. Mas, ao contrário destes, as baterias de 12V nos Tesla parecem perder capacidade a ritmo bastante mais acelerado do que nos outros carros.



A bateria de 12V é utilizada para alimentar os vidros eléctricos, iluminação, sistema multimédia, etc. mas há muito que se fala da possibilidade de isso passar a ser feito também a partir da bateria que alimenta os motores do veículo. No entanto, por agora Elon Musk limita-se a dizer que as alterações fica actualização de software irão permitir prolongar a longevidade da bateria, o que será a notícia que os condutores dos Tesla desejam com maior urgência. Provavelmente com ajustes à forma como é gerida a carga e descarga, já que chegar a níveis reduzidos de carga pode degradar significativamente estas baterias.

Com a Tesla a apresentar as novidades de baterias já nos próximos dias, veremos se faz referência a esta situação de poder dispensar as baterias de 12V convencionais.

4 comentários:

  1. A quantidade de Gadgets que os Tesla possuem drenam a bateria com facilidade e as baterias de ácido chumbo não gostam de andar muitas vezes nas "lonas" e andarem sem carga reduz muito a sua longevidade, não sei como os Tesla a carregam mas presumo que seja durante a carga do carro, se imaginemos o carro for carregado 1x por semana significa que a bateria de 12v está 8 dias em constante descarga, se a bateria carregar em andamento como nos carros convencionais, bastará arranjar um modo de suspensão mais "agressivo" ou aumentar o ritmo de carga da bateria porque sem o motor de arranque (unidade que mais consome nos carros) uma bateria de chumbo ácido deveria durar muito mais que nos carros convencionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não funciona assim, funciona como em todos os carros, cada vez que está ligado está a carregar, seja a andar seja em carregamento, inclusive se passar muito tempo sem o utilizador usar o carro, ele próprio carrega a bateria conforme é necessário, o problema é que a Tesla tem muita tecnologia embarcada e tudo isso consome mesmo estando desligado, tal como uma televisão em stanby, e reflete-se na bateria de 12 volts.

      Eliminar
  2. A bateria de 12v do electrico pouco tem a ver com a de combustão. Não precisa de ligar alternador por exemplo. É muito mais fraca só liga o relé da bateria de força....

    ResponderEliminar
  3. Este problema não é exclusivo dos Teslas. O meu Leaf tb ficou com a bateria de 12V completamente degradada ao fim de pouco mais de uma ano. No caso do Leaf o problema parece ter origem num lote de baterias 12v com má qualidade mas acredito que os ciclos de carga e descarga não devem ajudar. Não deixa de ser caricato ter 40kw de energia na bateria de tração e não conseguir ligar o carro pq a bateria de 12v foi à vida.

    ResponderEliminar