2020/09/15

Apple apresenta novo iPad Air e iPad de 8ª geração


Para além do Apple Watch 6 a Apple aproveitou para apresentar iPads remodelados, que se concretizaram num iPad de 8ª geração que mantém o design tradicional, e um novo iPad Air que segue as linhas dos iPad Pro mas com Touch ID no botão de power.

O novo iPad de 8ª geração recorre ao A12 Bionic, o mesmo chip usado nos iPhone XS e iPad Air (que agora foi substituido), e que o torna bem mais capaz para enfrentar todo o tipo de tarefas, incluindo o reconhecimento de escrita melhorado proporcionado pelo iOS 14. É a evolução habitual que se poderia esperar dos iPads, e que só se torna um pouco anacrónica por manter o mesmo design de sempre, com o botão Touch ID que obriga às margens generosas em torno do ecrã, que começam a ser difíceis de aceitar.



Mas para compensar isso, a Apple esmerou-se no novo iPad Air. Que segue as linhas dos iPad Pro e reduz as margens em redor do ecrã, permitindo aumentar o ecrã para as 10.9" mantendo o tamanho do iPad Air anterior com ecrã de 10.5". O CPU é um A14 que estreia o processo de fabrico de 5nm e que é 40% mais rápido que o do iPad Air anterior (falta ver que tal se comporta face aos A12Z dos últimos iPad Pro), e também adoptando uma ficha USB-C. O Touch ID passa a estar integrado no botão de power no topo, dispensando a necessidade do Face ID e evitando recorrer a tecnologia de impressões digitais no ecrã .


A câmara traseira é de 12MP, e não temos direito nem a câmaras adicionais nem a sistema LIDAR como o que foi estrado nos iPad Pro - passando esse a ser um factor diferenciador entre as gamas Pro e Air.

O iPad Air tem preço a começar nos $599 e chega no próximo mês, o iPad 8th gen começa nos $329.

Actualização: já temos os preços para Portugal.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]