2020/09/16

Audiobook Attack Surface desafia hegemonia do Audible da Amazon


Cory Doctorow está prestes a lançar o terceiro livro da saga Little Brother, e aproveita isso para desafiar o domínio que a Amazon tem no sector dos audiobooks através do Audible.

Para quem não conhece o Cory Doctorow, poderão espreitar o seu livro Little Brother gratuitamente e ficar logo com uma ideia das histórias que escreve, que nos alertam para os perigos das sociedades excessivamente monitorizadas, e de como muito facilmente as tecnologias que nos podem facilitar a vida se podem tornar nos nossos piores inimigos quando são abusadas - e, infelizmente, muitos desses alertas têm passado da ficção para a realidade.

Numa altura em que as comissões da Apple Store estão a ser postas em causa, também aqui se está perante um caso idêntico relativamente ao domínio da Amazon no campo dos audiobooks com o Audible e a sua insistência no DRM, e de forma indirecta a todo o sector dos editores de livros. Se este livro fosse disponibilizado via Audible, a Amazon receberia 30% do valor, com 70% a ir para o editor, e desses 70% apenas 25% iria para o autor (17.5% do valor de venda). Para escapar a esta cadeia tradicional de distribuição, este Attack Surface está a ser disponibilizado via Kickstarter, fazendo com que 95% do valor vá para o autor (e 5% para o Kickstarter). Uma diferença de 542%!

Posto de outra forma, seria necessário vender 54 mil livros via Audible para obter o mesmo lucro que poderá obter com apenas 10 mil livros vendidos via Kickstarter.



Neste momento a campanha conta com mais de 4200 apoiantes e já superou amplamente o valor pretendido; mas é uma excelente oportunidade para: 1) ficar com um ebook / audiobook excelente (e livre de DRM); 2) apoiar o combate contra plataformas que adquirem poder excessivo e usam a sua dimensão para dominar o mercado e impedir qualquer tipo de concorrência real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)