2020/09/24

Cartão de 1TB para a Xbox Series X vai custar $219.99


A nova Xbox Series X vem com um SSD de 1TB, mas não ficará barato expandir a sua capacidade, com o novo cartão proprietário a custar 220 dólares para adicionar 1TB adicional.

Uma das grandes novidades desta nova geração de consolas é a atenção dada ao sistema de armazenamento, para tentar erradicar os prolongados tempos de carregamento dos jogos, e para isso tanto a MS como a Sony recorreram a SSDs NVMe PCIe 4.0. No caso da Xbox Series X, a expansão fica a cargo de um novo formato, um SSD em cartão. Isto faz com que a expansão seja fácil de fazer por qualquer pessoa, mas agora ficamos a saber que um cartão de 1TB irá custar 220 dólares.

Não é barato, mas não se pode dizer que seja um preço exagerado. Aliás, bastará olhar para o preço do recém apresentado SSD 980 Pro da Samsung, também PCIe 4.0, e que também tem um preço anunciado de 230 dólares para a versão de 1TB. Pelo que, a opção da Sony usar o formato comum e permitir o upgrade do SSD M.2, não resultará em vantagem acrescida - pelo menos por agora.

Os utilizadores poderão continuar a usar discos externos USB convencionais, mas com a limitação de que só poderão ser usados para jogos das gerações anteriores (que não estarão dependente dos acessos imediatos disponibilizados pelos novos SSDs), ou então para guardar backups dos jogos Xbox Series X, que depois terão que ser transferidos para a memória principal para serem jogados.

1 comentário:

  1. Efetivamente não é barato, mas está em linha com o preço de mercado.
    O facto de estar num formato simples para qualquer pessoa conseguir utilizar pode até ser uma vantagem em relação à PS5.

    ResponderEliminar