2020/09/17

Cloudflare recorre ao Internet Archive para mostrar páginas indisponíveis


A Cloudflare aliou-se ao Internet Archive para melhorar o seu serviço Always On que mantém visíveis páginas de sites que estejam indisponíveis.

O Always On da Cloudflare é um serviço lançado em 2010 que consiste em manter uma cópia das páginas web, para que no caso de alguma interrupção temporária do serviço no site original, se continue a poder apresentar o seu conteúdo (embora de forma estática). Ao fim de uma década era um serviço que a Cloudflare queria remodelar por completo e modernizar, e no processo teve uma excelente ideia: porque não recorrer a um projecto que já se dedica a fazer isto a tempo inteiro?

Obviamente que estavam a pensar no Wayback Machine do Internet Archive, que se tem dedicado a preservar a web (e muitos outros conteúdos digitais, como jogos) mantendo cópias de todas as páginas a que consegue aceder, ao longo dos tempos. Com ele, podemos revisitar os sites e ver como estavam em determinado dia, tendo também já servido como autêntico salva-vidas para muitas pessoas que pensavam ter perdido dados, e depois respiraram de alívio ao ver que as suas páginas tinham sido replicadas e preservadas por este serviço.


Por isso, temos aquilo que se pode dizer que é verdadeiramente um casamento perfeito, já que a Cloudflare poderá tirar partido do vasto espólio de arquivos do Wayback Machine, e em contrapartida, a Cloudflare permitirá o acesso a ainda mais páginas e sites, contribuindo para a preservação dos mesmos (desde que os sites activem a respectiva opção e aceitem ser "copiados" para o arquivo).

Por isso, de agora em diante, ao se tentar aceder a um site que use Cloudflare que esteja indisponível, poderemos ver uma réplica da última versão da página, fornecida pelo Internet Archive. Curiosamente, é algo que o browser Brave também já faz quando se tenta aceder a páginas inacessíveis.

1 comentário:

  1. Excelente ideia. É mesmo daquelas que dá vontade de dizer: "Como é que (quase) ninguém tinha pensado nisso antes?"

    ResponderEliminar