2020/09/25

Código fonte do Windows XP e Server 2003 exposto na net


Quase duas décadas após o seu lançamento, o código fonte do popular Windows XP da Microsoft, assim como o do Windows Server 2003, estão a circular na internet e a revelar todos os segredos que possam ainda conter.

A revelação do código fonte do Windows XP não constituirá - pelo menos de forma directa - um risco de segurança, sendo preciso ter em conta que se trata de um sistema operativo lançado em 2001, e cujo suporte terminou oficialmente em 2014 (embora a MS de vez em quando ainda vá surpreendendo ao lançar algumas actualizações de segurança para falhas mais críticas).

É por isso um sistema que está mais que obsoleto, e que desde há muito não deveria ser utilizado em qualquer computador que possa estar exposto ao mundo ou numa rede que possa permitir esse acesso. Ainda assim, não deixará de ser interessante, de uma perspectiva de curiosidade técnica, espreitar o que por lá se pode encontrar, e há quem já tenha encontrado coisas como chaves de certificados.



Será preciso esperar mais algumas semanas para ver o que esta revelação irá despoletar, sendo de imaginar que nesta mesma altura já haverá alguém a tentar por o Windows XP a trabalhar num Raspberry Pi, ou num smartwatch, ou qualquer outra coisa do género.

2 comentários:

  1. é desta que o ReactOS dá um pulo... digo eu em grego! :P

    ResponderEliminar
  2. Os multibancos e muitos pos continuam a usar o XP... Ainda não está morto.

    ResponderEliminar