2020/09/11

Como mostrar um livro na webcam (com um CD)


Um simples mas valiosa dica para professores a darem aulas remotamente, que permite facilmente mostrar um livro ou folha de papel pousada no portátil usando a webcam, recorrendo a um CD.

Por conta do Covid-19 aumentou exponencialmente o uso das ferramentas de tele-trabalho e ensino à distância, e com isso muitos se depararam com dificuldades de ordem prática em coisas tão simples quanto querer mostrar uma folha ou um livro às pessoas com quem se está a fazer videoconferência. Mas há um truque bem simples que pode resolver a questão.

Tudo o que precisam é de uma caneta, fita adesiva, e um CD.

Colando-se a caneta na tampa do portátil (quase como se fosse uma antena) centrada na posição da webcam, será possível posicionar um CD (depois de alguns ajustes com os ângulos) de forma a reflectir aquilo que se passa na base do portátil, tornando a zona do teclado numa plataforma perfeita para se exibirem folhas ou livros.



Não posso deixar de pensar que, de agora em diante, as gerações mais recentes irão olhar para estas "rodelas de plástico" e não as irão associar a músicas em CD ou filmes em DVD. Agora passarão a dizer "ah... afinal serviam para se mostrar livros na webcam!" :)

2 comentários:

  1. Uma das coisas que sinto falta das reunioes presenciais sao os Whiteboard.
    Ainda usamos Miro e Jamboard... mas falta a caneta! Tentar desenhar com touchpad e rato nao vao la!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há uma solução para isso...

      https://www.gearbest.com/graphics-tablets/pp_3006229374877712.html?wid=2000001

      Eliminar