2020/09/03

Como recuperar password do Outlook ou Outlook Express


As passwords são nossas amigas e indispensáveis para manter os nossos dados digitais em segurança; o problema é quando nos esquecemos delas e passam a ser um obstáculo. No caso de quem se esqueceu da password do Outlook, a forma de a recuperar é com o Recovery Toolbox for Outlook Password.

Todas as coisas funcionam bem até deixarem de funcionar; e o problema é que quantos mais anos vão passando sem problemas, mais provável é que eles estejam para aparecer. Para a maioria das pessoas, a password é um pequeno entrave que por vezes nem é notado por conta dos sistemas de login automáticos. Com o passar das semanas, meses, ou até anos, não é difícil que a passwords que se tinha a certeza de nunca esquecer, seja esquecida. Coisa que so será constatada quando estivermos a fazer algo como configurar um novo computador ou smartphone.

Nessas altura é também comum entrar em modo de pânico, tentando desesperadamente diferentes passwords ou combinações, na esperança de se acertar. Por vezes até pode resultar, mas o mais provável é que continuemos sem nos lembrar da password que precisamos. E para complementar a frustração, que tal se ao visitar o processo de recuperação de conta, descobrirmos que a mesma ainda estava associada a um número de telefone que já nem sequer existe?


Como recuperar a password de acesso ao Outlook sem telefone?

É aqui que entram utilitários como os da Recovey Toolbook, que conta com um auto-descritivo Recovery Toolbox for Outlook Password. Este utilitário funciona como um hacker personalizado, que consegue decifrar e recuperar a password que está guardada no nosso computador mas fora do nosso alcance.

Antes de mais, será necessário clarificar que tipo de acesso ao email se fazia:
  • Através do Outlook Express
  • Através do Microsoft Outlook
  • Através do browser (Chrome, Edge, Opera, Firefox, ou até mesmo o Internet Explorer).



Outlook Express

Se o computador ainda usava o Outlook Express num velho Windows 2000/XP, a ferramenta adequada será o Recovery Toolbox for Outlook Express Password. Este programa irá percorrer o computador e dar acesso às passwords definidas para o Outlook Express.

Microsoft Outlook

No caso do Microsoft Outlook será necessário recorrer ao Recovery Toolbox for Outlook Password. Esta ferramenta é compatível com todas as versões do Microsoft Outlook, incluindo as mais antigas. Dá também acesso aos arquivos .pst e .ost que contêm os emails e contactos, que importará recuperar. Com ele, podemos descobrir todas as passwords para todas as contas de email que se utilizavam. A única excepção é o Exchange Server. Para isso, será necessário autenticar o utilizador através do Windows Domain Controller, o que pode implicar ter que recuperar senhas para o domínio.

Browsers

Quem acedia ao email via browser e usava o seu sistema de preenchimento automático poderá recuperar a password no próprio browser; embora também existam ferramentas para esse efeito, por exemplo, da NirSoft.

Conclusão

Precisar de recuperar o acesso a um serviço por esquecimento de uma password é algo mais frequente do que se possa imaginar. Resta esperar que a primeira vez que se passe por essa situação seja também a última, e se passe a dar mais atenção ao registo e preservação das passwords, quer seja utilizando um gestor de passwords (com a devida segurança e backups), quer até recorrendo a técnicas mais artesanais, como escrevê-las numa folha de papel - neste último caso, uma boa táctica é deixarem de fora alguns caracteres, ou trocarem-nos, para que não sejam de utilização imediata caso alguma vez sejam descobertas por alguém indevido... mas depois não se esqueçam disso, sob pena de terem que voltar ao início deste post. :)

4 comentários:

  1. O mailpassview (também da nirsoft) não faz o mesmo (para outlook e outlook express)?

    ResponderEliminar
  2. Se email não estiver conectado ao Microsoft Outlook mas já teve acesso ao notebook tem como recuperar senha esquecida mesmo assim?

    ResponderEliminar
  3. Quero recuperar minha conta

    ResponderEliminar