2020/09/03

Notícias do dia

iPhone 11 foi o smartphone mais vendido no 1º semestre de 2020; Philips Hue lança fita de LEDs Ambilight; ecrã reflectivo NXTPAPER da TCL enfrenta E-Ink; investigadores criam Game Boy que dispensa bateria; monitores de 360Hz com análise de latência Nvidia chegam em breve; e estudo comprova emissões reduzidas dos automóveis eléctricos.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer uma luz nocturna BlitzWolf BW-LT10. Sendo início do mês, é também uma excelente altura para aderires ao nosso Clube AadM+.

Qualcomm revela Snapdragon 8cx Gen2 para PCs




A Qualcomm apresentou a nova geração do seu chip ARM Snapdragon 8cx destinado aos tablets, portáteis e computadores com Windows. Embora não tenham sido reveladas as velocidades, a Qualcomm diz que este chip consegue superar o desempenho de um Intel Core i5 mas gastando ainda menos energia que o chip da primeira geração.

A MS estará seguramente interessada nesta transição para os ARM, mas a verdade é que até ao momento ainda não surgiu nenhum equipamento que realmente convencesse os consumidores a abandonarem os computadores com CPUs Intel e AMD. Isto vai tornar-se ainda mais crítico de agora em diante, com a chegada dos primeiros computadores da Apple com CPU ARM, que aumentará a pressão para que a MS e fabricantes se apressem a acompanhar, antes de eventualmente se arriscarem a que o Windows se torne na próxima grande vítima da Apple.


Disney+ com acesso gratuito ao Mulan - mas só em Dezembro



A Disney foi criticada por fazer a estreia do novo filme Mulan no seu serviço Disney+ mas obrigando os subscritores a pagarem $30 adicionais pelo filme; mas agora vem tentar amenizar as coisas, dizendo que o filme ficará disponível gratuitamente para todos os subscritores a partir de 4 de Dezembro.

São 3 meses de intervalo entre a estreia com acesso pago e a disponibilização gratuita, o que me parece um intervalo aceitável; mas não se pode deixar de pensar que isto está a ser uma experiência da Disney para avaliar que modelos melhor funcionarão nesta época pós-Covid-19 e depois do encerramento dos cinemas. Pessoalmente, não me agrada nada que um serviço de subscrição misture o que está incluído com compras adicionais (a Amazon também o faz no Prime Video), mas... vamos ver no que resulta.

O serviço Disney chega a Portugal a 15 de Setembro, e podem aderir ao mesmo até essa data a preço reduzido de 59.99 euros por ano em vez de 69.99 euros.


Fujifilm lança primeira objectiva f/1 mirrorless com autofoco



A Fujifilm quer reafirmar a sua posição nas câmaras, e lança a primeira objectiva f/1 com autofoco destinada a câmaras mirrorless. A XF 50mm F1 R WR acaba por ter uma equivalência de 75mm nos sensores APS-C, superando amplamente a anterior objectiva de 56mm F/1.2 - que era considerado o padrão superior nas objectivas como autofoco.

Com uma abertura F/1, esta objectiva consegue captar mais luz, permitindo reduzir o tempo de exposição ou trabalhar em ambientes mais escuros, e também reduzir o plano de focagem para criar o efeito "bokeh" de fundo desfocado. No entanto, e como é habitual nesta área das objectivas "de topo", é algo que ficará longe da maioria dos utilizadores, já que esta objectiva irá custar 1500 dólares.


Intel revela CPUs Tiger Lake de 11ª geração


Nada como um pouco de concorrência (leia-se: a ameaça eminente da Apple lançar os seus CPUs ARM e deixar a Intel ficar mal vista) para fazer com que a Intel decidisse acelerar o passo. Neste momento, já vai anunciando os novos CPUs Tiger Lake 11th Gen, que chegarão já nos próximos meses, destinados aos portáteis.

Como novidades, desempenho e eficiência melhorada, suporte para Thunderbolt 4, e gráfica Intel Iris Xe integrada. O modelo de topo será o Core i7-1185G7, com 4c/8t, e velocidade base de 3.0GHz com turbo até 4.3GHz (4.8GHz single-core). Será suficiente para se manter relevante em 2021? Teremos que aguardar para ver.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)